-
Arquitetos: LAO Engenharia & Design, Zoom Urbanismo Arquitetura e Design; LAO Engenharia & Design, Zoom Urbanismo Arquitetura e Design
- Área: 400 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Sissy Eiko
-
Fabricantes: Alpina Eucaliptos, Arco Sinalização, Femarte, Iiba, SittaMaria, Stone, Tintas Coral
Descrição enviada pela equipe de projeto. A calçada como espaço público qualificado: Espaço público de deslocamento diário para os pedestres, as calçadas representam boa parte do território da cidade. Apesar disso, em São Paulo são raras as calçadas que configuram espaços adequados. Na maioria dos casos, elas são estreitas, sem manutenção adequada e com muitos obstáculos – e frequentemente inexistente –, o que dificulta e desencoraja a circulação de pedestres pela cidade.
Entendemos a calçada não apenas como um piso, mas como um ambiente. Nela estão presentes elementos da infraestrutura urbana, como postes e placas, mobiliário urbano e arborização. Ou seja, interface entre a rua e o espaço privado, as calçadas são essenciais para a constituição de uma paisagem urbana equilibrada. Quando falamos de calçadas qualificadas, nos referimos a percursos que sejam acessíveis e agradáveis de se caminhar.
Uma calçada completa: O projeto da Calçada de Todas as Cores buscou abranger o máximo de iniciativas e conceitos aplicáveis para criar um ambiente completo. Foram abordados temas como acessibilidade, soluções sustentáveis, mobiliário urbano, ativação do espaço, etc.
Ao se aproximar da Calçada, o primeiro elemento a se destacar era a estrutura de madeira, despertando a curiosidade de quem por lá passava. Essa estrutura funcionava como uma arquibancada com assentos de variadas alturas, profundidades e ângulos, o que criava diferentes situações, possibilidades e vistas. Ao aumentar em altura, ela ia virando uma cobertura multifacetada, que te envolvia conforme você a atravessava. Uma referência na paisagem que vai se revelando enquanto você caminha. A ideia da arquibancada era ser mais do que um mobiliário, era criar um ambiente, uma ocasião.
Piso: O piso é o principal elemento de uma calçada. Para a Calçada de Todas as Cores, escolhemos um piso drenante, ou seja, um piso que permeável e que permite que a água da chuva retorne ao solo. Ainda no tema da drenagem, também fizemos jardins de chuva, ligados à sarjeta da avenida. Os jardins de chuva permitem que a água pluvial fique represada por um tempo e vá sendo absorvida aos poucos pelo solo.
Atualmente, as cidades tem poucas áreas verdes e muita área asfaltada ou concretada. Isso faz com que a água da chuva não consiga ser absorvida pelo solo e quando a chuva é muito intensa, acaba saturando o sistema de drenagem convencional e formando as enchentes. Portanto, medidas como pisos drenantes e jardins de chuva ajudam a dessaturar a drenagem urbana, diminuindo o risco de enchentes.
Sala de estar urbana: A calçada é lugar para circulação de pedestres mas não precisa ser só local de passagem. Quando com largura adequada, ela pode receber mobiliários como bancos. Na Calçada de Todas as Cores, criamos o conceito de Sala de Estar Urbana: um espaço mobiliado com peças confortáveis e de qualidade, nas quais você podia sentar para esperar alguém, papear com os colegas, olhar o celular; um espaço de convivência.
Outro ponto importante é a arte urbana inclusa no ambiente. Caminhar ao longo da fachada do Jóquei – formada por um muro fechado e extenso – significava um trajeto monótono e sem graça, que transmitia até mesmo insegurança. Com a arte na fachada e distribuído ao longo do projeto, esse cenário ficou muito mais colorido e dinâmico, se transformando num trajeto mais estimulante e vivo.
Premiação: O projeto recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria Sustentabilidade no Prêmio CASA, uma iniciativa do caderno de mesmo nome do jornal o Estado de São Paulo, que tem como objetivo destacar os melhores ambientes da CASACOR. Além disso, a Calçada de Todas as Cores recebeu o principal prêmio da categoria Arquitetura Efêmera no IABsp (Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo) em 2018. A tradicional premiação do IABsp teve nesse ano uma edição especial em comemoração aos 75 anos da instituição, e abrangência nacional.
Para baixar o ebook com mais informações sobre o projeto, clique aqui.